Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Site revela suas senhas que já foram vazadas na internet; Confira seus emails!

by 04:05 0 comentários

A empresa de segurança brasileira Axur lançou o portal MinhaSenha.com para que internautas possam descobrir (e, de preferência, nunca mais usar) suas senhas que foram expostas em vazamentos de dados.

O serviço é grátis e exige apenas que o internauta digite o endereço de e-mail. As senhas enviadas são aquelas que estiverem associadas ao e-mail informado. Por segurança (por exemplo, se outra pessoa conseguiu acesso ao seu e-mail e tentou utilizar o serviço para descobrir suas senhas), o final das senhas é ocultado.


O MinhaSenha consulta vazamentos de mais de 300 sites (85 deles brasileiros) e 1,5 milhão de páginas e publicações que incluíam senhas. Segundo a Axur, 5% de todos esses dados vazados envolvem contas online de brasileiros.

Como o banco de dados do serviço inclui parte das senhas de muitas pessoas, a Axur garantiu que utiliza a mesma infraestrutura dos serviços críticos da empresa para abrigar o site. Além disso, nem mesmo o banco de dados do MinhaSenha inclui as senhas completas -- ela está no mesmo formato enviado por e-mail aos usuários, com a parte final da senha faltando (como mostra a foto abaixo).



O MinhaSenha.com se diferencia do principal serviço de notificações de vazamento da web, o "Have I Been Pwned?" (HIBP), porque revela a senha vazada em si e não a fonte dos dados. Fábio Ramos, CEO da Axur, apresentou três razões para isso: a possibilidade de a senha ter sido esquecida pelo internauta, o efeito educativo de ver a senha exposta e a dificuldade em determinar a origem da senha em alguns dos vazamentos. 


"Pouca gente lembra qual senha usava dois ou três anos atrás, quando aconteceu a maioria dos grandes vazamentos, mas, sabendo a senha, o usuário pode tomar a ação de alterá-la em todos os sistemas, apps e serviços digitais onde a mesma credencial é usada", afirmou Ramos.

Descubra agora se seus emails estão realmente protegidos!

Conheça o serviço de Segurança Digital da Arx Soluções em Tecnologia & Negócios