Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Site de faculdade é invadido no PI e hacker pede R$ 18 mil por sigilo de dados

by 05:28 0 comentários

O site da faculdade Uninovafapi foi retirado do ar no dia 20 de Setembro "como uma medida de segurança", segundo a administração do centro de ensino, após ter sido hackeado. O autor da invasão autodenominado Rub3d0 teria, supostamente, tido acesso a dados pessoais de 30 mil alunos e funcionários e pediu R$ 18 mil para não divulgar as informações. 

A Polícia Civil já foi acionada.

A faculdade não informou de que forma a retirada do site do ar pode garantir segurança aos que têm seus dados no sistema. A administração ainda está avaliando se de fato o banco de dados foi invadido. Antes de ficar indisponível, a página da instituição exibia um texto onde o suposto autor da invasão dizia ter encontrado falhas no sistema de segurança, conseguindo obter dados como nome completo, RG, CPF e endereço de alunos e funcionários.


Além disso, teria conseguido acessar e verificar ser possível alterar dados de boletins, folhas de frequência e até boletos de pagamento da alunos. “Mas está tudo intacto, apenas testei a possibilidade”, diz o autor da mensagem.

O pedido de pagamento seria por meio de bit coin, uma moeda online criptografada, que garante segurança e anonimato em negociações financeiras pela internet. O prazo dado foi de 72 horas, a contar da meia noite da quarta-feira (20/09).

Tiro no escuro
Lucas M.A.C., hacker e membro do Teresina Hacker Clube, disse que a situação é como um "tiro no escuro", são muitas as variáveis e a obtenção dos dados pode ou não ser real.


"Dependendo do nível de acesso ao sistema, ele pode sim ter tudo. Basicamente, todas as informações estão salvas em bancos de dados. Infelizmente não posso saber como ele fez para dizer como ele conseguiu, mas existem várias maneiras. E pode ainda ser blefe, mas eu contaria com a possibilidade de ele ter conseguido", declarou.
Ele disse ainda que é complicado conseguir rastrear o autor da invasão. "A depender do caso, se torna inviável. Ainda mais se ele tiver um mínimo de experiência em segurança de informação, ele deve ter tomado precauções tanto pro acesso, quanto pros rastros", explicou.

Veja nota da faculdade:


Não espere sua empresa sofrer um ataque para dar importância à segurança digital!

Conheça o serviço de Segurança Digital da Arx Soluções em Tecnologia & Negócios