Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

CUIDADO! Novo GOLPE que circula no Whatsapp promete ovos de Páscoa de graça!

by 06:15 0 comentários
Um novo golpe detectado pela empresa de segurança PSafe atingiu 300 mil brasileiros em apenas 24 horas.  Para isso, bastou prometer um ovo de Páscoa de graça.
Infelizmente este golpe tem se tornado muito comum. 
A mensagem chega por meio de alguém conhecido - o que traz certa credibilidade - e vem com um link que, ao clicar, a vítima é redirecionada à página da suposta promoção. Esta página geralmente solicita um cadastro rápido com as informações do "cliente", pede para que o mesmo baixe algum arquivo, ou oferece participação em pesquisas rápidas para que o prêmio seja resgatado.
  Mensagem que chega ao usuário, provavelmente vinda de uma outra vítima
No caso deste golpe, a página maliciosa utiliza a marca Kopenhagem e oferece um ovo de uma das suas mais famosas linhas de chocolate, o Língua de gato. Ao clicar no link, o usuário é convidado a preencher um questionário falso, compartilhar o link com amigos e fornecer informações pessoais que possam causar prejuízo financeiro, podendo cadastrar o número de celular em serviços pagos de SMS, ou baixar aplicativos maliciosos que deixam o celular vulnerável.
Página destinada ao golpe
Para ajudar a iludir o usuário que a promoção é verdadeira, pequenos pop-ups sobem no canto direito superior da página com a seguinte mensagem "Fulano acaba de resgatar um ovo de Páscoa". Além disso, existe uma contagem de ovos restantes e tempo restante para resgatar o "prêmio", o que muitas vezes leva o usuário a não pensar muito antes de responder ao falso questionário e compartilhar.
             
A pouco tempo outro golpe parecido circulou pelo Whatsapp, mas utilizando a marca O Boticário e oferecendo vales-presente. A mensagem vinha num tom amigável que incitava ser confiável, já que a pessoa que compartilhou já havia "conseguido" os vales.
Golpe usando a marca O Boticário
A marca Kopenhagen já se pronunciou em seu site oficial e alerta aos usuários que não se trata de nenhuma promoção e sim de um golpe, veja a mensagem:
O site oficial da marca é http://www.kopenhagen.com.br/
Mas, o que fazer se eu receber uma mensagem dessas?
Primeiramente, não clique nos links que vem junto a ela. Além disso, oriente à pessoa que lhe enviou de que isso é um golpe, para que ela não repasse a mais ninguém e informe a todos os seus grupos e contatos sobre esta mensagem estar circulando na rede para que ninguém mais seja vítima.
• Quer saber mais sobre segurança digital? 

• Comente no blog ou nas redes sociais: