Página Inicial Lista de Vídeos Quem Somos? Fale Conosco Redes Sociais

Hackers roubam dados de mais de 29 mil clientes da XP Investimentos

by 04:35 0 comentários


Dados de cerca de 29 mil clientes da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do país, foram roubados por Hackers*. Os ataques às bases de dados ocorreram ao longo de 2013 e 2014 mas apenas em dezembro de 2016 as ameaças à companhia começaram a acontecer.
Os Hackers exigiram que a empresa pagasse R$22,5 milhões - convertidos em bitcoins - para que os dados dos clientes não fossem expostos na internet. A XP não pagou o valor e começou uma investigação interna. O episódio está sendo investigado também pela Polícia Federal, pelo Ministério Publico Federal e pelo Banco Central.
Segundo a XP Investimento, os Hackers não conseguiram senhas ou registros financeiros, o que eles conseguiram foram dados cadastrais como nome completo e endereço dos clientes. 
Porém, no mesmo período em que houve o ataque a base de dados, 3 clientes da empresa sofreram fraude e cerca de R$500 mil foram desviados de suas contas. A XP ressarciu os donos das contas fraudadas e nenhum deles teve prejuízo.
A empresa tentou manter o ataque em sigilo mas, na tentativa de pressionar os sócios e conseguir o dinheiro, os hackers começaram a mandar mensagens diretamente à alguns dos mais de 29 mil clientes que tiveram seus dados roubados.
PARTE DO EMAIL ENVIADO A UM DOS CLIENTES
QUE TEVE SEUS DADOS ROUBADOS PELOS HACKERS*


E os usuários? O que devem fazer? Confira algumas dicas:
• Se seus dados de acesso (a banco, email, sistemas, etc) forem roubados, troque todas as suas senhas imediatamente. Porém, não incorra no mesmo problema novamente, avalie o uso de outros fatores de autenticação como o App token, SMS token, biometria, etc.
• No caso de dados pessoais (RG, CNH, CPF, etc), faça um Boletim de Ocorrência (BO). Esse tipo de registro pode ser feito pela Internet e certamente será de grande valia caso estelionatários utilizem seus dados para praticar fraudes.
• Se o seu número de telefone for clonado, procure imediatamente sua operadora para tratar dessa situação. Também avise aos seus contatos sobre o ocorrido, seja por meio das mídias sociais ou através de contatos em comum.

*Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. O termo correto para conotar o invasor é cracker. O cracker têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos. Utilizamos o termo Hacker por ser mais popular e para ser do entendimento de todos.




Se você tem um site e deseja saber mais sobre a segurança digital:


Conte pra gente o que você acha disso e siga a gente nas redes sociais!!
• Facebook
• Twitter


Inscreva-se no nosso canal